Marketing no Instagram: o guia para iniciantes

À primeira vista, o Instagram parece ser uma rede social para utilizar apenas como forma de diversão e entretenimento pessoal, certo?

Através dele é possível ver o que os amigos, conhecidos e pessoas que se admira estão fazendo e publicando nas redes sociais.

Porém, muito mais do que simplesmente acompanhar o que as outras pessoas estão fazendo, o Instagram é uma ótima forma de fazer marketing para as empresas. Ele permite que as marcas fortaleçam muito a sua imagem perante o seu público.

Mas, para conseguir aproveitar esses benefícios, é necessário se esforçar e escolher as melhores táticas de marketing para executar na rede social.

Como estas técnicas não são muito conhecidas, preparamos este guia para te ajudar a entender como devem ser feitas as melhores ações no Instagram. Vamos lá?

Primeiramente, alguns dados sobre o Instagram

instagram

Segundo a própria página de novidades do Instagram, cerca de 30 bilhões de fotos já foram publicadas na rede, sendo uma média de 70 milhões por dia.

Um relatório feito pela empresa Fast Company mostrou que o engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook, mostrando como o investimento nesta rede social é eficaz no objetivo de criar uma comunidade em torno da marca.

Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, em janeiro de 2015, analisou diversos dados sobre as redes sociais. Uma das maiores descobertas do estudo foi a de que o Instagram já superou o número de usuários do Twitter, chegando à marca de 300 milhões de usuários ativos por mês.

Nessa pesquisa constatou-se que 53% dos adultos americanos com idade entre 18 e 29 anos estão no Instagram.

Além disso, 49% de todos os usuários utilizam o aplicativo diariamente.

Já imaginou quantas dessas pessoas são potenciais clientes? Deixar de estar presente no Instagram pode ser uma verdadeira perda para a sua empresa.

Comece a sua conta

Agora que você entendeu a importância de estar presente nessa rede, vamos te mostrar como fazer a sua conta para ter sucesso na estratégia.

O primeiro passo é criar uma conta no Instagram a partir de um email ou da sua conta (ou da empresa) no Facebook.

Além de criar a conta, é importante definir o nome do usuário. Ele pode ser simplesmente o nome da sua marca, ou do mascote ou personagem que represente a empresa, por exemplo. Se for utilizar um nome composto, utilize os símbolos autorizados para fazer a diferenciação entre as palavras. Por exemplo, o perfil da Rock Content no Instagram é rockcontent. Aproveite e nos siga por lá também 😉

A dica mais importante é fazer com que as pessoas associem a sua marca ao perfil da empresa, sem maiores dificuldades.

Use as ferramentas do Instagram

Muito mais do que simplesmente compartilhar fotos com os seus seguidores, o Instagram também permite o compartilhamento de vídeos curtos de, no máximo, 15 segundos.

Além disso, a plataforma permite uma integração rápida e direta com outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Tumblr. Esta é uma ótima maneira de expandir a sua marca, divulgando o seu perfil no Instagram com as pessoas que já te seguem em outras redes sociais.

Assim, além de conseguir cada vez mais atrair seguidores, você constrói a identidade e a força da sua marca.

Outra ferramenta que o Instagram oferece e que quase ninguém sabe utilizar da maneira mais adequada é a de mensagens diretas, ou “direct messages”, no seu termo original. Esta é uma forma muito eficaz de criar uma conexão maior com os seus seguidores, tendo oportunidades de conhecer melhor alguns fãs e possíveis contatos para a empresa.

As mensagens diretas (ou directs, como são conhecidas) são um fluxo de conversa em que podem ser enviadas fotos, vídeos ou simplesmente mensagens de texto. Quem tem acesso ao conteúdo dessas mensagens são apenas os relacionados no fluxo, ou seja: quem enviou e quem recebeu.

Se a mensagem for enviada para mais de uma pessoa, todos os destinatários saberão quais foram os outros perfis que também receberam, por isso, tenha cuidado ao criar as mensagens que serão enviadas pelos directs.

Para conseguir aproveitar ao máximo a ferramenta das mensagens privadas, é interessante fazer uma análise dos seguidores do seu perfil, descobrindo se existe algum padrão de interações em algum tipo específico de postagem. Por exemplo, imagens motivacionais ou engraçadas podem gerar um número maior de curtidas e comentários, podendo ser uma boa forma de investir no estilo de postagem.

Se conectar com as pessoas influentes no seu ramo também é uma possibilidade através dos directs. Fazer conexões profissionais fica muito mais prático e ótimas oportunidades de negócios podem ser traçadas a partir desse contato.

Boas práticas de Marketing no Instagram

Por mais que esta seja uma plataforma simples e intuitiva, o trabalho de marketing nela ainda é recente. Por isso, muitas pessoas ainda não têm o contato com essas informações.

Aqui vão algumas dicas para te ajudar a se organizar e ter mais sucesso nas suas postagens no Instagram.

Construir uma comunidade com o uso de uma hashtag

hashtag

Desenvolvida pelo Twitter, as hashtags são formas de categorizar o conteúdo publicado de acordo com palavras-chave. Cada hashtag é transformada em um hyperlink, que será responsável por direcionar as pessoas que fizerem pesquisa por tais palavras até o seu conteúdo postado.

Assim, as hashtags se tornam uma ótima maneira de se tornar uma referência no mercado, fazendo com que o público associe a imagem da empresa diretamente ao segmento ou aos seus principais produtos e serviços.

Uma boa dica é criar uma hashtag própria da marca, destacando o nome institucional ou alguma expressão que faça referência à cultura e aos valores da empresa.

A partir da criação e constante divulgação da hashtag, você pode começar a incentivar o uso dela pelos usuários, através de promoções e prêmios. Então, esta se torna uma ótima maneira de fazer com que o público interaja diretamente com a sua marca, aumentando as chances de fazer novos negócios futuramente.

Crie uma relação com os seus seguidores

Uma das primeiras coisas que você deve ter em mente quando vai começar a sua estratégia de marketing é a definição do seu principal público, certo?

Com o marketing no Instagram não poderia ser diferente!

Ao entender um pouco melhor quem são as pessoas para quem você quer vender ou qual o perfil do público com o qual a sua empresa gostaria de se relacionar, por exemplo, é possível direcionar o conteúdo postado para alcançar e engajar mais essas pessoas.

Se você tem uma empresa de contabilidade e percebeu que o perfil de seus clientes aprecia muito comprar joias, você pode fazer uma postagem com a imagem de uma joia bonita e chamativa, de modo que a pessoa que já tem esse interesse tenha uma maior empatia pelo seu conteúdo.

Mas tome cuidado!

Não basta simplesmente postar coisas que o seu público tem interesse pois a sua empresa pode acabar perdendo um pouco o sentido. Ao postar sobre joias, seguindo com o exemplo, é importante escolher uma legenda que direcione o usuário para o seu negócio, vendo o valor de contratar o serviço.

Neste caso, uma legenda eficaz seria a que fizesse a relação das joias com a contabilidade, mostrando que as pessoas precisam ter um controle maior sobre as suas finanças, para que consigam investir com segurança nos seus interesses, como as joias.

Promova o seu perfil

Assim como com as outras redes sociais, o Instagram deve ser muito bem divulgado para que as pessoas consigam fazer a relação entre a marca e a empresa. Se o site institucional ou blog que você criou para a sua empresa possuirem ícones para compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais, garanta que tenha um para o Instagram também.

Além disso, uma dica interessante é divulgar o perfil em outras redes sociais. Ao fazer o cadastro unificando com a conta do Facebook, os amigos serão notificados sobre a criação do perfil e logo irão começar a seguir, se tiverem interesse na sua área de atuação.

Pessoas influentes que se relacionam com a sua marca podem ser ótimos aliados no momento de divulgar o perfil da sua empresa. Clientes que tenham grandes audiências, funcionários, fãs ou qualquer outro simpatizante da sua marca podem ser uma fonte de tráfego para o seu perfil no Instagram.

Outra dica é adicionar um link para o perfil da empresa na assinatura de email de diretores e funcionários que lidam diretamente com clientes ou com leads. Assim, por mais que não seja uma divulgação direta, é possível garantir que o seu perfil terá o alcance consideravelmente aumentado.

Encontre a beleza da sua marca

instagram no celular

Muitas empresas, principalmente as que são B2B, têm medo de investir em uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Elas acreditam que não têm um produto que é visualmente atrativo, como artigos de estética e comida, por exemplo.

Porém, um perfil de empresa no Instagram não precisa mostrar, necessariamente, apenas fotos de produtos. Por mais que a sua empresa desenvolva algum tipo de software, por exemplo, é possível fazer postagens interessantes e que engajem com a audiência.

Imagens que mostrem o dia a dia da empresa e os funcionários, por exemplo, podem ser uma ótima forma de humanizar a empresa, aproximando o público e gerando a sensação de empatia.

Frases inspiradoras e motivacionais podem ser ótimas, se aliadas a imagens bonitas. Isso mostra como a sua marca compreende as dificuldades do público e está muito interessada em ajudar a resolvê-los.

Faça concursos que promovam a interação com o público

Os concursos do Instagram são vistos como uma das maiores oportunidades de divulgação da marca. São muito similares às promoções de lojas de varejo que são divulgadas amplamente para conseguir a maior adesão possível, gerando grande número de vendas.

Ao participar de um concurso, além de estar concorrendo para ganhar o prêmio ou promoção anunciado, as pessoas, na maioria das vezes, precisam compartilhar as postagens ou convidar outros amigos para participar do concurso também. Esta é uma das melhores formas de alcançar novas audiências a partir do compartilhamento dos seus próprios seguidores.

Para fazer um concurso de sucesso, o primeiro passo é escolher o tipo de concurso que será ofertado. Podem ser promoções em que os usuários precisam curtir a foto, que precisam comentar ou que têm que tirar uma foto relacionada ao tema e postar utilizando a hashtag da marca, por exemplo.

Depois disso, basta divulgar as regras com antecedência, escolher um prêmio que seja valioso para o público, causando nele o desejo de participar do concurso e, por fim, divulgar o máximo possível a ocorrência do concurso.

Tenha sempre em mente que quanto mais pessoas estiverem participando, mais interessante será para a sua marca, que estará se envolvendo com uma audiência cada vez maior.

Anúncios no Instagram

instagram ads

Assim como nas outras redes sociais, agora o Instagram também apresenta a opção de realizar anúncios pagos. Estes anúncios são postagens que aparecem para usuários que não são seguidores do perfil, para aumentar o alcance das estratégias.

Os testes com anúncios pagos no Instagram já estavam sendo feitos para perfis de grandes empresas, que tiveram excelentes resultados com essas campanhas iniciais. Porém, com a mais nova atualização, os anúncios serão liberados para quem tiver o interesse em investir nesse tipo de mídia.

Por isso, vamos entender um pouco mais como funciona o novo Instagram Ads!

Como o Instagram decide qual anúncio vai aparecer para cada usuário?

Assim como o Facebook, empresa matriz do Instagram, existe um algorítmo que identifica os pontos de interseção entre os gostos, opiniões e interesses que os usuários manifestam nas redes sociais.

A partir desses interesses, o Instagram apresenta algum anúncio que seja relacionado ao universo do usuário, tornando a relação mais íntima e criando uma oportunidade maior de gerar negócios para a empresa anunciante.

Como o usuário consegue identificar o anúncio?

Ao lado do nome do usuário que postou a imagem, é apresentada a tag “Patrocinado” que indica que a postagem vem de um anúncio pago.

Os posts que forem divulgados no feed dos usuários e não tiver essa tag são provenientes de postagens comuns, que com certeza fazem parte da estratégia da empresa, mas que só será apresentada para os usuários que já são seguidores da marca.

É possível utilizar um CTA direto no Instagram?

Devido a atualizações recentes na plataforma, agora o Instagram possibilita a presença de hiperlinks nas postagens, direcionando o público diretamente do aplicativo para a página escolhida pelo anunciante.

Esta é uma maneira muito eficaz de gerar negócios para quem anuncia no Instagram. Se a sua empresa comercializa algum produto ou serviço através da internet, a postagem no Instagram pode estar a apenas um clique de distância da realização de uma compra, ou da conversão dos visitantes em leads, por exemplo.

Conclusão

Se você é responsável pelo marketing de uma empresa e ainda não começou a investir em conteúdo de qualidade para o Instagram institucional, agora já percebeu o tanto de tempo que você está perdendo?

O Instagram possibilita que as empresas se conectem com os seus seguidores, além de possibilitar a humanização da marca, gerando cada ver mais engajamento e empatia no público.

Além das postagens e do crescimento orgânico, é possível investir em anúncios pagos, que prometem trazer resultados incríveis para quem souber fazer os anúncios de maneira correta.

E então, por que você ainda não criou o perfil da empresa no Instagram? Trace uma estratégia de marketing para essa rede social e comente conosco sobre as suas experiências e impressões sobre o processo.

Para tirar qualquer dúvida que ainda tenha restado, confira o nosso ebook sobre Marketing no Instagram!

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