O sentimento do torcedor em recorde de posts nas redes sociais

Reuters/Eddie Keogh

Reuters/Eddie Keogh

A memorável derrota do Brasil para a Alemanha (também classificada de massacre, humilhação, vergonha, tragédia e vários outros nomes igualmente tenebrosos) no jogo de ontem da Copa do Mundo trouxe à tona não só a realidade de que o brasileiro está cada vez mais nas redes sociais e usando de forma maciça duas ou mais telas simultaneamente (TV, tablet, smartphone), mas também a nova possibilidade de medir a temperatura real do sentimento coletivo a respeito de um tema mobilizador.

As redes sociais foram inundadas por um número recorde de posts antes, durante e depois da partida: só em português, foram 6,8 milhões de posts publicados, mais do que os últimos dois jogos do Brasil somados. Esquadrinhadas por um sofisticado sistema para medir o sentimento embutido em cada uma delas, as mensagens permitiram saber o que pensavam, sentiam e desejavam milhões de torcedores em tempo real, que freneticamente publicaram uma média de 30 mil posts por minuto entre as 16h00 e 19h30 de ontem.

É assim que descobrimos, por exemplo, que antes do apito inicial a confiança da torcida foi traduzida por 281 mil posts, dos quais 53% com menções positivas à seleção brasileira e 51% botando fé em Bernard como substituto de Neymar. O susto inicial com o primeiro gol da Alemanha, aos 11 minutos, não arrefeceu o ânimo da torcida – 50% continuavam acreditando, embora 18% já mostrassem pessimismo.

Avalanche de posts — Depois da enfiada de quatro gols em apenas seis minutos, no entanto, a perplexidade foi tamanha que as redes sociais receberam uma avalanche de 72 mil posts por minuto (o recorde da Copa até agora), a maioria avaliando negativamente a equipe como um todo e os jogadores individualmente. Ao final da partida, o percentual de menções negativas ao time brasileiro alcançou 50%.

Entre os jogadores, o campeão de críticas foi Fred, com 68% das 288 mil menções sobre ele tendo conotação negativa. David Luiz, o mais citado, com 624 mil posts, foi também o mais elogiado – 57% dos posts sobre ele no fim do jogo foram positivos, muito em função de sua comoção depois do encerramento. Oscar e Bernard também experimentaram reações amigáveis dos torcedores nas redes, com 55% de posts positivos e 47% positivos, respectivamente.

O algoritmo por trás do sentimento – Medir o sentimento contido em um post online é tarefa complexa sobre a qual o Laboratório de Pesquisas da IBM se debruçou. O fato é que a IBM conseguiu avançar do simples monitoramento semântico para a interpretação do sentimento que gerou o comentário.

A tecnologia de análise de sentimento social é um intrincado algoritmo que analisa reações em torno de um tema, marca ou pessoa, sem necessidade de uma hashtag. Com imensa capacidade de processamento em tempo real, o sistema consegue identificar, filtrar e analisar os textos em português contidos nos comentários sobre um tema como, por exemplo, o jogo Brasil x Alemanha.

A partir daí, é possível “ensinar” o sistema a interpretar diversas palavras-chave até de acordo com o perfil das pessoas que as utilizam, determinando padrões de comportamento. Até gírias e expressões informais conseguem ser compreendidas e consideradas, especialmente as que integram o linguajar do mundo digital, como abreviaturas correntes no Twitter ou memes.

Encerrada a Copa, essa tecnologia parte para outras aplicações. Indústrias podem acompanhar a percepção do consumidor sobre suas marcas, Governos podem ouvir as demandas dos cidadãos, emissoras de TV podem medir a aceitação de seus programas… pode-se analisar o sentimento sobre qualquer coisa, na verdade.

O infográfico abaixo, compartilhado por Mauro Segura (@maurosegura), diretor de marketing e comunicações da IBM Brasil, mostra um raio X da disputa Brasil x Alemanha. Se a Copa acabou para a seleção brasileira, um novo jogo apenas começou no universo digital.

[por Mariela Castro]

 

 

Mídias Sociais

Veja mais em: SocialStar Website

from SocialStar – Feed http://ift.tt/1Mu16hB
via http://ift.tt/1GVxUbj

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s