O guia básico dos anúncios no Instagram

É possível realizar inúmeros anúncios no Facebook, Twitter, LinkedIn e várias outras mídias sociais. O Instagram é um dos mais recentes integrantes desse grupo e, claro, você não vai querer ficar para trás.

Muitos estudos e testes foram feitos desde 2013 em países como EUA e Reino Unido a fim de aprimorar cada vez mais a experiência das empresas e dos usuários com relação aos anúncios na plataforma do Instagram.

Mesmo que seja normal alguns usuários temerem essa nova funcionalidade do aplicativo, acreditando que muitas dessas propagandas atrapalharão a experiência com o app, as empresas enxergaram aí uma oportunidade única de adentrar ainda mais em uma das redes sociais mais populares entre os jovens.

Logo nesse início, o próprio Instagram escolheu algumas das agências e marcas mais relevantes no mercado brasileiro para anunciar na plataforma, a fim de realizar uma curadoria de conteúdo para não empobrecer a experiência dos usuários e deixar muita gente irritada. Muitos de vocês já devem ter visto alguma publicação patrocinada de grandes marcas no seu feed no Instagram (Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen foram as primeiras marcas a anunciarem na rede no Brasil). A premissa é de que esse conteúdo criado por essas marcas não seja apenas publicidade comum, mas sim campanhas criativas e relevantes para o público.

E, a partir de 1º de julho, a previsão é de que outras empresas brasileiras também já poderão postar fotos e vídeos patrocinados na rede social, o que torna essencial o entendimento do funcionamento dos anúncios no Instagram.

Então vamos lá!

É importante que todos saibam que no layout da plataforma a única diferença que há entre uma foto ou vídeo comum e uma foto ou vídeo patrocinado é a tag “sponsored” (patrocinado, na nossa velha e boa língua) que virá logo em cima da fotografia, a fim de distinguí-la, como na figura a seguir:

anúncios no instagram

Quando minha empresa poderá anunciar no Instagram?

Um anúncio feito pela própria rede social afirmou que a partir do dia 1º de Julho uma nova fase de estudos seria implantada, permitindo que qualquer marca pudesse pagar para anunciar. O importante agora é que as empresas possam se preparar muito bem a fim de entregar anúncios criativos e com conteúdo bem trabalhado para todos os usuários da rede.

O que são anúncios no Instagram?

Os anúncios criados no aplicativo possuem o formato típico de fotos ou vídeos e estão fazendo com que as empresas possam investir cada vez mais em um contato direto com clientes e possíveis clientes. Neste início, a ferramenta deixou claro que os anúncios devem ajudar ainda mais a aprimorar a experiência do usuário, garantindo assim que ele possa continuar recebendo conteúdo de qualidade em sua timeline.

É permitido que os usuários dêem likes na foto ou comecem a seguir a marca, assim como fariam com qualquer usuário ou empresa presente no Instagram. No entanto, é também possível fornecer feedback a respeito dos anúncios. Basta clicar na opção apropriada no botão reticências (…) logo na parte inferior esquerda do anúncio.

Por que devo anunciar no Instagram?

A GlobalWebIndex lançou na rede uma análise a respeito dos usuários do Instagram e constatou que se trata da rede social com a maior presença de jovens, o que é um dado altamente relevante para os anunciantes. Essa base de clientes só tende a crescer e o próprio Instagram revelou que, ao todo, cerca de 200 milhões de pessoas possuem contas ativas em todo o mundo e que trata-se da rede social que mais cresce atualmente. Ninguém quer ficar de fora de uma oportunidade tão grande quanto essa, não é mesmo?

Quem poderá anunciar no Instagram?

Antes do dia 1º de Julho, apenas grandes marcas e anunciantes poderão criar anúncios de todos os tipos para atingir grandes parcelas de público. Até essa data (marcada pelo próprio Instagram) o objetivo é fazer com que todos os anúncios com fotos e vídeos produzidos por grandes marcas possam atingir os usuários da mesma forma que suas marcas preferidas já atingem. Depois dessa data, a previsão é a de que qualquer marca com interesse poderá anunciar na plataforma.

Dica: Para conhecer mais novidades a respeito dos anúncios no Instagram, é importante seguir o blog da empresa “Instagram for Business”.

Como as marcas podem se preparar para anunciar no Instagram?

Até o momento as poucas marcas que possuem acesso a anúncios patrocinados através do Instagram continuam fazendo parte de um clube exclusivo, uma vez que a rede ainda está se concentrando apenas em incorporar esses anúncios de forma que eles se apresentem da maneira menos intrusiva possível para o público.

Então, o que sua empresa deve fazer nesse meio-tempo?

A própria plataforma já dá alguns exemplos de marcas cuja estratégia no aplicativo já é de alto nível e extremamente relevante para o público. Algumas marcas como Levi’s, Macy, Ben & Jerry e Burberry já estão com anúncios a todo vapor. Utilize esse tempo para dar uma espiada e entender como essas marcas já estão utilizando a ferramenta para publicar anúncios e atente-se ao tipo de estratégia que elas utilizam para atingir o grande público.

Além disso, esse é o momento mais propício para que as empresas possam investir cada vez mais na produção de conteúdo relevante para o Instagram, uma vez que a rede fica cada vez mais competitiva.

Fonte de Inspiração

O Instagram foi desenvolvido com o objetivo principal de compartilhar informações visualmente atraentes. O objetivo de cada usuário é fazer com que suas fotos ou vídeos apareçam com o melhor visual possível no feed dos amigos e seguidores.

Esse mesmo princípio também se aplica às marcas, pois, antes de introduzir posts patrocinados, querendo ou não, as marcas eram apenas como os outros usuários normais do Instragram, com o único diferencial de uma contagem de seguidores infinitamente mais elevada que a média. Então é importante que as marcas continuem produzindo conteúdo atraente para seu público, seja ele um anúncio ou não.

Dica: Muitas marcas procuram utilizar o uso de hashtags associadas à marca ou ao estilo de vida que agrada o público-alvo que as segue no Instagram. É uma boa maneira de chamar mais atenção para seu conteúdo.

Compartilhamentos

Talvez seja a intimidade ou facilidade de ter acesso a fotos e conteúdos na palma da mão, mas, normalmente, usuários de dispositivos móveis estão mais propensos a interagir com as marcas através desses dispositivos do que apenas através das redes sociais com o uso de um laptop ou desktop.

Sabendo dessa facilidade – pelo fato do Instagram ser uma plataforma utilizada através do seu smartphone – muitas marcas procuram estimular os usuários a compartilhar todo tipo de conteúdo postado em suas contas do Instagram com seus amigos e seguidores.

Dica: Quando um cliente posta algo sobre sua marca, aposte na repostagem desse conteúdo. Essa é uma ótima estratégia que favorece tanto a marca quanto o seguidor que postou sobre ela. O cliente recebe a visibilidade dentro de um grande volume de seguidores da marca e a marca se torna cada vez mais visível a públicos que talvez não atingia antes.

E você, já está desenvolvendo uma boa estratégia de conteúdo para entrar com tudo nessa nova funcionalidade do Instagram?

Conte pra gente como pensa investir nessa nova estratégia de marketing digital e deixe seu comentário no campo abaixo!

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